Segunda - Sexta 09:00 - 18:00

Navegar na internet com segurança (dicas)

Usar protecções quando navegas na internet é importante. Nem sempre é claro quais são as ameaças quando visitamos certas páginas.

Usar um antispyware é uma excelente ideia. Podes fazer download de um dos melhores e usar a versão gratuita em https://pt.malwarebytes.com/ claro que a versão paga terá um nível de protecção e segurança mais elevado mas a versão gratuita já ajuda bastante em situações mais normais e comuns.

Podes usar sempre pelo menos um antivirus gratuito que tenha um mínimo de qualidade, por exemplo o Avira  ou o Avast

Ter o sistema operativo actualizado. Hoje em dia a maior parte dos computadores são vendidos com um sistema operativo que faz parte do pack. Seja windows, seja android ou outro quase todos permitem actualizações gratuitas. Faz uso disso.

Está atento aos links. Não acedas a sites duvisosos sem um certo cuidado. Verifica se na url aparece no browser HTTPS é o mais seguro. Embora muitos sites usem ainda o HTTP apenas visto que no HTTPS é preciso pagar um certificado de autenticidade. Cuidado onde clicas, geralmente os Hackers usam muitas vezes disfarces, tanto disfarçam páginas como sendo verdadeiras como enviam emails fictícios com links maliciosos. Verifica sempre de quem vem o email e se é de confiança. Mesmo assim desconfia dos detalhes, seja português mais escrito, seja links com aspecto estranho ou coisas invulgares. Como uma mensagem de um amigo que te pede algo incomum como clicar num link para acederes a conteúdos apetecíveis.

Escolhe passwords difícieis de crackar. Evita as facilmente decifráveis como 1234567890

Se precisares de te registar com o teu email em muitos locais que desconheces usa um email específico para isso. Assim evitas sem bombardeado com spam no teu email principal assim como se houver alguma quebra de segurança o teu email principal está protegido.

Cuidado com dados pessoais. Muitos hackers usam engenharia social para obter acesso ás tuas coisas. Evita divulgar dados como NIF, passwords e outros dados sensiveis por email ou mensagens. Muitas empresas para verificar a tua identidade pedem vários dados teus como data de nascimento e afins. Esses dados nas mãos erradas permitem que os hackers se façam passar por ti e aceder ás tuas contas.

Cuidado com downloads,Se é gratuito poderá ter alguma contrapartida. Muitas vezes instala na tua máquina ao mesmo tempo malware ou rouba
os teus dados.

Redes Wifi gratuitas. Há formas de aceder aos aparelhos através de wi fi gratuitas, isso pode ser usado para controlar o teu equipamento.

Coisas como links para mudar a cor do teu facebook ou ofertas demasiado boas para serem verdade, muito cuidado.

Close Menu