Segunda - Sexta 09:00 - 18:00

Tendências de web design para 2018

Descubra as tendências, técnicas e ferramentas de design da Web que definirão o design do site e do produto digital em 2018 – e além.

Layouts de grade quebrados
Na busca sem fim dos designers por layouts mais criativos e envolventes, a grade em que sempre confiamos para trazer harmonia e lógica aos nossos layouts tornou-se uma espécie de restrição.

O que não quer dizer que os layouts quebrados da grade eliminem completamente o conceito da grade – em vez disso, eles permitem que imagens e elementos de texto entrem e saiam das calhas que normalmente servem como paradas difíceis em layouts mais sóbrios. Aqui, as caixas discretas usuais de imagens e texto começam a sobrepor-se e a convergir, muitas vezes criando justa posições lindamente inesperadas de bitmap e letterform.

Um dos desafios mais interessantes que presenciei no mundo dos produtos digitais de marketing é o da seleção de imagens. Eu assisti equipas inteiras de design pensarem sobre o debate, geralmente terminando em um dos dois lugares:

Fotos e GIFs de UI do produto
Fotografia editorial / lifestyle
O primeiro enfatiza a experiência no produto, os recursos e a funcionalidade, enquanto o segundo tenta enfatizar a dimensão humana do produto: o efeito que ele tem na vida das pessoas.

No entanto, em 2018, estamos vendo – e continuaremos a ver – o trabalho dos ilustradores para obter uma nova proeminência no marketing e no design de produtos.

Por que isso está acontecendo que me fascina e não consigo decidir exatamente o que é. Talvez seja a mesma ciclicidade que observamos há muito tempo no mundo da moda – afinal, a ilustração dominou o mundo da publicidade até o final dos anos 60 ou mais.

Ou talvez a equipa de design do Dropbox tenha entrado em alguma coisa com essa explicação do novo estilo de ilustração:

As ilustrações também podem ser muito poderosas para trazer conceitos mais abstratos para a vida real, como você pode ver no site Polaris do Shopify. Com um único desenho, o Shopify esclarece que o sistema de design da Polaris se destina a servir como uma luz orientadora – uma estrela norte – para todos os membros da equipa.

Finalmente, vale a pena notar que as ilustrações também podem resolver com precisão alguns dos desafios representacionais representados pela fotografia.

Construímos nossos produtos digitais para uma variedade impressionante de seres humanos, mas no momento em que você captura uma foto de um ser humano real e coloca essa foto no herói de seu site, esse ser humano personifica seu utilizador. E deixa todos os outros usuários não representados.

Em contraste, o ser humano ilustrado na imagem do herói do Shopify Polaris é apenas um ser humano. Especificadores como raça, género, nacionalidade e muito mais são deixados indefinidos, tornando mais fácil para qualquer um de nós nos projetarmos no papel daquele pensador solitário, contemplando as possibilidades criativas iluminadas por uma luz orientadora.

O brutalismo atinge o status de mainstream

No início de 2017, publicamos um artigo abordando a ascensão do brutalismo e procuramos responder o porquê do estilo emergente:

O brutalismo … está abrindo um espaço onde os designers podem fazer o que querem, ao invés do que deveriam. Os trabalhos criados aqui evitam todos os conselhos de otimização e listas de melhores práticas em favor de aparências e efeitos que vivem no chocante e às vezes limitam a ofensiva (às expectativas, pelo menos).

Bem, o CSS Grid é o primeiro sistema de layout real para a web. Ele foi projetado para organizar o conteúdo em colunas e linhas e, finalmente, oferece aos desenvolvedores um controle quase divino das telas antes de nós.

O que você pode fazer dentro de uma interface do utilizador?
Como fazer essas coisas?
Quais limitações e complexidades você pode encontrar ao longo do caminho?
Mas a escrita UX pode fazer muito mais que isso. As palavras dentro de uma interface também podem ser uma ferramenta poderosa para moldar as percepções das marcas por trás de nossas interfaces de utilizador favoritas. Basta pensar em todos os tweets que você viu destacando uma linha de cópia cómica num aplicativo da web ou em todas as vitrines de 404 páginas com mensagens espirituosas projetadas para direcionar a ação em um momento abaixo do ideal.

Estas e outras ideias surgem no meu design, contacte-me para informações sobre como o posso ajudar a ter um grande site.

Close Menu